QUEM VAI PARTICIPAR???
Uma vez mais, o Senado Federal conta com o seu apoio e de toda a comunidade escolar dessa unidade educacional ao Programa Senado Jovem Brasileiro, composto pelo Concurso de Redação do Senado Federal (6ª edição) e o Projeto Jovem Senador (3ª edição). Criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, o Programa tem por objetivo proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, bem como estimular um relacionamento permanente
dos jovens cidadãos com esta Instituição.
O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
Em 2013, para participar, os estudantes com até 19 anos matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal devem elaborar uma redação com o tema “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Em seguida, cada instituição de ensino escolherá uma redação e enviará à Secretaria de Educação do Estado. O órgão avaliará as dissertações e elegerá o melhor texto que representará o Estado na etapa nacional.
Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República, conforme as etapas abaixo:
1. Primeira etapa (na escola): cada escola participante seleciona uma redação para representá-la (preferencialmente com a atividade sendo desenvolvida em sala de aula) e a encaminha à secretaria de Educação do seu estado ou do DF até o dia 23 de agosto. Para inscrevê-la, basta enviar a redação manuscrita na folha do concurso de redação, especialmente desenvolvida para a 6ª edição, juntamente com a ficha de inscrição (totalmente preenchida). Esse material faz parte deste kit que você está recendo e também está disponível para download em: www.senado.leg.br/jovemsenador.
2. Segunda etapa (no estado e no DF): as secretarias de Educação dos estados e do DF selecionarão, entre as redações recebidas, aquela que irá representar a sua unidade da Federação na etapa nacional e enviarão o texto para o Senado Federal até o dia 30 de setembro de 2013.
3. Terceira etapa (nacional): a Comissão Julgadora do Senado Federal avalia, julga e classifica as 27 redações finalistas – uma de cada unidade da Federação -, selecionando o primeiro, o segundo e o terceiro lugar na etapa nacional até o dia 8 de outubro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário